cronica_semana_54_perfil_facebookNem mesmo sei porque, deve ser por nostalgia, como assim? Sem mais nem menos me lembrei do Porfírio Rubirosa. Quem se lembra dele? Quem era a figura? Político? Banqueiro? Jogador de futebol ou roqueiro? Nada disto, playboy internacional, no estilo amante latino. Tinha cara amassada, cara de macaquinho, mas sempre aparecia nos jornais cercado das mais ricas e belas mulheres, algumas mais ricas do que belas. Claro que o Porfírio tinha charme e bico doce. Com certeza se arrumou com algum casamento. Era um Don Juan do jet set internacional. Nunca mais ouvi falar dele. Deve ter morrido, igual ao paletó jaquetão.

E por falar em paletó jaquetão, o preferido dos “políticos” e mafiosos, não é que o dito cujo ressuscitou? A bem dizer, acho que não chegou a morrer mesmo, só ficou meio esquecido no fundo do guarda roupa. Voltou, agora, com pompa e circunstância e está sempre presente nos maiores escândalos e falcatruas da república. É o paletó preferido dos traficantes de influência, modalidade de tráfico recentíssima e altamente lucrativa, praticada nos altos escalões do governo.

Enfim, o jaquetão dá o status de poder que o corrupto necessita para executar seus trambiques. Transformou-se, também, em símbolo sexual e até a Madonna já está usando. Por isto mesmo, muito cuidado na hora de fazer o terno. Pode ser que o seu alfaiate não esteja sabendo, ainda, destes poderes do jaquetão. Foi o que avisei, outro dia, para um colega, que, inocente da vida, trajava um baita de um jaquetão.

E vocês sabem muito bem quem são os envolvidos na mutreta do tal Sivam. Só gente de jaquetão. Reparem bem no detalhe das fotos nos jornais. Ali rolou grana pesada, não duvidem. Gozado é que o Sivam é um sistema de vigilância para flagrar os traficantes e gatunos internacionais e nacionais que estão acabando com a Amazônia, vai ouro, vai madeira, vai manganês, vai tudo embora, de graça. Só que antes de ser implantado já está sendo roubado. Neste Brasil, tem de vigiar quem vigia o sistema de vigilância. Nem de galocha dá para aguentar…

Nos finalmentes, quero cumprimentar nosso amigo Eugênio Viana Rocha, sujeito lutador, eleito presidente da Associação dos Bairros Unidos Vila Piedade, São Geraldo e Santa Izabel. Vai longe o moço. Estaremos lá, na posse, querendo Deus. Aliás, Itabira tem um movimento comunitário cada vez mais organizado e atuante. Nossos parabéns.

Um abraço e até a próxima.